top of page

Ana Irene Rodrigues nasceu na Venezuela em 1986. Aos cinco anos foi viver para a ilha da Madeira. Portugal.

Iniciou os seus estudos musicais no piano aos 10 anos de idade na Extensão de Machico (Solar de S. Cristóvão) do Conservatório – Escola Profissional de Música da Madeira. Aos 12 anos iniciou o saxofone, instrumento com o qual continuou os seus estudos nesta Escola ingressando o Curso Profissional de Instrumentista no Funchal, sob orientação do Professor Duarte Basílio terminou o Ensino Secundário em 2004.

Integrado no Curso Profissional, realizou um estágio de um trimestre na Escola Superior de Artes do Espetáculo do Porto, sob orientação dos Professores de Saxofone Manuel Silva e Henk van Twillert.

Realizou a sua licenciatura na Escola Superior de Artes de Amesterdão (Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten - Conservatorium van Amsterdam), sob orientação do Professor Henk van Twillert, terminando em 2010 a licenciatura sob a orientação do Professor Arno Bornkamp. Durante a sua licenciatura integrou o programa ERASMUS em Milão, onde estudou sob orientação do Professor Mario Marzi, no Conservatorio di Musica Giuseppi Verdi.

No ano de 2016 terminou o Mestrado em Ensino da Música: Saxofone e Classe de Conjunto, sob orientação do Professor Carlos Canhoto na Escola Superior de Artes Aplicadas – Instituto de Castelo Branco.

Durante o seu percurso participou em diversas masterclassses/workshops/palestras, com artistas e pedagogos na área do saxofone como Jean-Marie Londeix, Claude Delangle, Vincent David, Jean-Dennis Michat, Fernando Ramos, Gilberto Bernardes, Jean-Ives Formeau, Nicolas Prost, Francisco Martinez, Brandford Marsalis, Gil Meijering, Tjako van Schie, entre muitos outros

No decorrer da sua carreira foi intérprete, solista e líder, em diversos agrupamentos de música de câmara, dos quais destaca:

- Quarteto de Saxofones, Orquestra de Sopros e Big-Band (Funchal, 2001/04), sob orientação de Duarte Basílio e de Aquilino Silva;

- Quarteto de saxofones HBQuartet (Amesterdão, 2006/07);

- DuoSensu (2009/10): Duo de saxofone e guitarra com João Paulo Henriques, do qual resultou um trabalho gravado em CD.

Com estes dois últimos projetos realizou uma tournée por várias cidades da Holanda.

- DuoSpadari (Itália, 2008), com Justyna Jarzab ao piano.

- Trio com violoncelo e piano (Amesterdão, 2010)

- Duo de Som e Movimento (Amesterdão, 2010) com a artista, bailarina e coreógrafa Sara Anjo co-criou o projeto “Uma Sopra Outra Mexe”;

- Trio de música de câmara: “Allegro Giocoso” (Funchal, 2011) com a violinista Sandra Sá e o pianista Giancarlo Mongelli;

-  Duo de saxofones “saxINduo” (Funchal, 2012) com a saxofonista Nubélia Fernandes, criou o projeto dedicado ao repertório contemporâneo;

 

Desde 2013 é Membro da Orquestra de Salão Imperatriz Sissy.

Com alguns destes grupos atuou em diversas salas de espetáculo europeias, das quais se destaca o Musiekgebouw, em Amsterdão, o Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, e o Teatro Municipal Baltazar Dias no Funchal.

 

Foi membro participante e organizador da International Saxophone Week (Amsterdão 2006/08);

Foi membro do júri do Concurso International Forum - Music Performance and Pedagogy, na categoria de sopros (Funchal, 2013). 

 

Como artista convidada tem integrado diversas formações musicais na ilha da Madeira, das quais destaca em 2014, o convite da Orquestra Clássica da Madeira (ANSA), sob a batuta do Maestro convidado Martin Andre, teve a honra de interpretar o Concerto Op. 109 de Alexander Glazunov para saxofone em mib e orquestra de cordas, inserido no Festival de Música da Madeira.

 

Desde o inicio da sua atividade na área da docência, Ana Irene Rodrigues procura manter-se atualizada e informada sobre as novas práticas e metodologias do saxofone, participando em diversificados momentos de formação como por exemplo: masterclasses, workshops, palestras, formações em diversas áreas pedagógicas, de modo a enriquecer o seu conhecimento e ferramentas para lecionar. 

Paralelamente à prática da docência, procura manter-se ativa na performance do seu instrumento, através de recitais e concertos. 

bottom of page